peneira goleiros promovida pela base do Cruzeiro na Toca I

11/09/2011 22:48

 

Cruzeiro: Veja como foi a seletiva de goleiros promovida pela base do Cruzeiro na Toca I

Veja como foi a seletiva de goleiros promovida pela base do Cruzeiro na Toca I

Da Toca II

Diogo Finelli

As categorias de base do Cruzeiro promoveram nesta segunda-feira a seletiva de goleiros. Os testes, para atletas nascidos entre 1994 e 1998 (para as categorias pré-infantil e infantil) aconteceram na Toca da Raposa I. A primeira etapa do processo contou com a presença de 23 garotos, que foram observados por uma equipe do Clube (que contou com o Coordenador Técnico das categorias de base do Cruzeiro e ex-goleiro Raul Plassmann, e com o jovem goleiro Charles, da equipe sub-17) e cinco garotos foram convocados para retornar para a segunda etapa (veja a lista no fim da reportagem).

“Essa é a primeira etapa de uma avaliação. A gente recebe goleiros nascidos de 1994 a 1998. Mas estamos com um goleiro de 1993 que se apresentou e nós também atendemos, por bom senso. Nssa primeira etapa são feitos treinamentos técnicos mais básicos, para a gente ver em que nível os goleiros se encontram. E, mostrando aptidão para exercer a função, nós agendamos um retorno para a segunda etapada da avaliação, no grupo, para compará-los com os nossos atletas efetivados”, explicou Paulo Xavier, Coordenador de Captação, que falou do grau de exigência dos testes, pelos quais já passaram atletas que têm se destacado, como os jovens goleiros Rafael, Douglas Pires, Gabriel, Charles, e até mesmo o camisa 1 da equipe profissional, Fábio.

“Eles (garotos que se apresentaram para a seletiva) têm essa noção e, num porimeiro contato, a gente deixa claro que não é uma avaliação fácil para, após o resultado, os que não forem aprovados, claro que vão ficar chateados, mas para não desistirem do sonho”.

Os 23 jovens futuros goleiros foram observados por uma equipe formada pelo ex-goleiro Raul Plassmann, que é o Coordenador Técnico da base do Cruzeiro, além dos preparadores de goleiros das divisões de base do Clube (Célio Rossi, do sub-20; Leonardo Lopes, do sub-17; Patrick Queiroz, do sub-15; além de Zé Maurício, do sub-14). O goleiro Rafael, da equipe sub-17, atuou no processo, orientando os garotos nos exercícios.

“Os quatro treinadores de goleiros da base participam do processo. Cada um recebeu um grupo de cinco goleiros. Desta vez tivemos uns grupos de seis atletas. É um trabalho técnico mais básico para ver em que nível os goleiros estão. Cada treinador pegou os goleiros de acordo com a categoria que eles mesmo treinam, e dão um feedback para os nossos observadores técnicos, se merecem o retorno ou não”, explicou Paulo Xavier, que falou da participação de Raul na seletiva de goleiros.

“Ele (Raul Plassmann) é o Coordenador Técnico. O treinamento foi elaborado por ele, e depois passado aos treinadores, que chegaram a um consenso e decidiram a melhor forma de avaliar. Ele é responsável pelas comissões técnicas”.

JUVENTUDE

A seletiva de goleiros realizada na Toca I contou com o jovem Charles, da equipe sub-17. No Clube desde 2005, o atleta já conquistou diversos títulos pelo Cruzeiro, entre eles o Brasileiro sub-17, Campeonato Mineiro e Copa Integração; além de ter sido campeão sul-americano sub-17 e quarto colocado no Mundial daquela categoria com a Seleção Brasileira, e vice-campeão sul-americano com a Seleção sub-15. Bastante desenvolto em sua entrevista, Charles falou so que representou para ele participar desse processo.

“Fico orgulhoso de saber que estou me destacando aqui, agora estou procurando me aperfeiçoar. A seletiva eu fiquei sabendo, fiquei feliz de participar, de estar com a garotada, que está buscando um sonho. Então, é legal dar um apoio, um incentivo, e dizer alguma coisa para eles que vá influenciar no futuro. Não só aqui, se não der certo, mas fora daqui também. Se for o que eles querem mesmo, ser goleiro, se for esse o objetivo, eu torço para que dê tudo certo para eles”, disse Charles, que contou sobre os testes.

“Eles (observadores) procuram testar mais os fundamentos e a velocidade, se os goleiros têm um bom porte. Vendo que os garotos têm isso, eles podem aperfeiçá-los, trabalhar mais com eles, dar um acompanhamento psicológico para os que ficarem aqui (na Toca I)”.

Sobre a participação de Raul Plassmann no processo, Charles deixou claro que, assim como foi importante para ele ter o contato com o ex-goleiro do Cruzeiro, os garotos que participaram da seletiva puderam ouvir boas dicas de Raul.
“Fiquei muito feliz ao saber que ele ia trabalhar com a gente aqui nas categorias de base, já tive oportunidades de conversar com ele. É uma experiência muito grande, pelo grande goleiro que foi e pela pessoa que é. Isso só conta para a gente, que está começando. Acho que para os garotos também foi muito importante ter esse contato com o Raul”.

EXPERIÊNCIA

O Coordenador Técnico das categorias de base do Cruzeiro, Raul Plassmann, fiocu satisfeito com o nível dos atletas que se apresentaram na Toca da Raposa I para a seletiva de goleiros. Raul falou da qualidade dos garotos e ressaltou que a primeira etapa do processo foi bastante positiva. Od cinco goleiros que foram aprovados para a fase seguinte terão um trabalho mais detalhado com os profissionais das divisões de base do Clube, para uma análise mais específica.

“Foi até uma surpresa. Foi um grupo de qualidade. Geralmente vem muita gente, às vezes até pelo prazer de treinar na Toca da Raposa, para contar para os amigos, mas sem condição alguma. Isso acontece quando o grupo é muito grande. Hoje veio um grupo menor, mas mais seleto. Futuros goleiros em condições de servir o Cruzeiro. Evidentemente que vai depender de uma sequência de trabalho, uma avaliação mais completa, mas, inicialmente, foi bastante satisfatório. Tiramos cinco garotos que podem ter condições de jogar. Eles voltarão dentro de alguns dias para que a gente possa fazer uma avaliação mais apurada, com toda uma estrutura de treinamento e alimentação, e temos um ganho com isso, pois fazemos a coisa mais regrada. Quando eles chegam aqui, chegam sem muita noção de treinamento. Ou treinam sozinho ou jogam peladas. E aqui você vai ter os preparadores físicos e os preparadores de goleiros, então, já passa a ser um t6rabalho mais específico e orientado, permitindo aos atletas dar uma resposta bem melhor daquela inicial”, comentou Raul.

O ex-goleiro cruzeirense fez questão de deixar claro, principalmente para aqueles que não seguiram no processo, que o resultado da seletiva não significa que o garoto não tenha condição de seguir a carreira de atleta, e que, aqueles que acreditam no seu próprio potencial, não devem desistir do sonho, seja em um outro clube ou até mesmo no Cruzeiro, numa avaliação futura. Isso tendo como referência o alto nível dos atletas que estão se destacando nas categorias de base do Cruzeiro.

“É uma grande responsabilidade do Cruzeiro. A gente faz referência a isso quando eles chegam, para não ficarem tristes se não ficarem, pois o nível é muito alto. Citamos como exemplo os nossos goleiros da base e da Seleção Brasileira, como o Gabriel, campeão do mundo. A gente fala que não é nenhum demérito ser reprovado aqui, pois eles podem servir para um outro clube, ou em um outro momento. Não há uma reprovação definitiva, é de momento, podendo, inclusive, voltar ao Cruzeiro daqui há seis meses e ter uma outra resposta, uma resposta positiva. Isso para que os meninos não percam a esperança e não pensem que uma reprovação aqui signifique um corte na carreira”, destacou Raul Plassmann.

Confira os cinco garotos que avançaram à segunda etapa da seletiva de goleiros:

Mateus Cosme (1994)
Caíque Alfredo (1994)
José Rafael (1995)
Matheus Moreira (1996)
Douglas Gabriel (1997)

Clique aqui para ver algumas fotos da seletiva de goleiros realizada na Toca da Raposa I

(Este

Contato

CARLOS PITTA

13991324969

 

ACESSE NO FACEBOOK

 

 

QUANTO MAIOR A DIFICULDADE 

MAIOR O MERITO

EM SUPERÁ-LA 

NUNCA DESISTA DO SEU SONHO
 

DVD LUIS EDUARDO DE MATOS PITTA

CLIQUE NA IMAGEM 

 

 

Federação Sergipana

[diadora+logo.jpg]

 

 [1.jpg]

[penalty+logo.jpg]

[trefoil.jpg]

[reebok+logo.jpg]

[Reebok+logos.jpg]

[kappa+logo.jpg]

[ASICS+LOGO.jpg]

[placar+logo.jpg]

 

O MAIS COMPLETO SITE DE DIVULGAÇÃO DE PENEIRAS DO BRASIL

PENEIRAS

Audax promove peneiras para garotada nascida de 1995 a 2000

11/09/2011 22:09
  Audax promove peneiras para garotada nascida de 1995 a 2000   O Audax São Paulo Esporte Clube, o antigo Pão de Açúcar, realizará uma Super Peneira, na Virada Esportiva 2011, em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação -...

peneira futebol americano Revolution FA

11/09/2011 22:03
  LESFA anuncia primeiro estadual de Futebol Americano para 2012 Vila Velha Tritões, Vitória Antares e Revolution FA estão garantidos no torneio. Serra FA também pode pintar De olho no Estadual, Revolution FA promove peneira em setembro    Tritões em ação no Torneio...

peneira figueirense

11/09/2011 21:59
Ex-jogador do Figueira ajuda a captar novos talentos:       Jaime Casagrande, que também já defendeu Coritiba e Fluminense, trabalha no Furacão. Ele ajudou a descobrir nomes como André Santos e Édson Bastos         Responsável por descobrir jovens talentos para o...

peneira serra fa

11/09/2011 21:57
    Serra FA promove seleção de novos jogadores visando o Estadual 2012 Recém-criado, clube busca atletas para a primeira formação da equipe     O Serra FA, equipe caçula de futebol americano do Espírito Santo, promoveu a primeira etapa do seu "tryout", espécie de peneira, neste...

peneira bahia

11/09/2011 21:56
    A divisão de base do Bahia promoverá diversos testes e avaliações, em busca de novos talentos para as equipes do Esquadrão de Aço. Haverá testes em Minas Gerais, Goiás, Sergipe, Amargosa, Iraquara, Salvador e Madre de Deus Confira a programação completa: DATA: 07/09/2011...

peneira em ribeirao pires

11/09/2011 21:54
    Fonte       ...

peneira sao paulo

11/09/2011 21:50
    São Paulo FC. Seletivas Escrita desde 06/09/2011 Se você deseja entrar para o seleto grupo de jogadores das categorias de base do São Paulo Futebol Clube, inscreva-se para um teste com os avaliadores do clube. Os testes são realizados entre os meses de fevereiro e novembro, para...

peneira portuguesa de desportos

11/09/2011 21:48
              Escrito por Sitedalusa.com    Seg, 05 de Setembro de 2011 00:00 ...
Itens: 631 - 638 de 638
<< 60 | 61 | 62 | 63 | 64

AGENTE FIFA

AGENTE FIFA

27/03/2011 01:44
    Nombre Empresa Dirección postal Otra información ABRAHAO Jonathas   Av. das Americas, 3434-block 5, sala 520 BARRA DA TIJUCA-RIO DE JANEIRO RJ...

Novo catálogo

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.