Seleção de atletas

30/01/2014 20:43

ACESSE NO FACEBOOK

Departamento de Formação

 

Antes de enviar sua mensagem, por favor confira se sua dúvida já não está respondida na seção Perguntas Frequentes . Nossa equipe responde a todas as mensagens recebidas, desde que a resposta já não esteja disponível no link indicado acima.

Não responderemos a mensagens sobre testes nas categorias de base. Se você deseja saber como participar de um teste para jogar no Atlético ou então conhece algum garoto talentoso e pretende indicá-lo ao clube, por gentileza entre em contato com os funcionários do clube no CT do Caju através do telefone (41) 2105-5500. 

Assunto:
Nome:
Idade:
E-mail:
Cidade:
Estado:
 País: 
Título:
Mensagem:


A Furacao.com é uma página de notícias e informações do Clube Atlético Paranaense elaborada por torcedores. A Furacao.com não é o site oficial do Atlético e também não é uma torcida organizada. O site oficial do Atlético está no seguinte endereço: www.atleticoparanaense.com .

 

 

https://www.furacao.com/futebol/base/#

como funciona o departamento de revelação de atletas do Furacão

 

Demorou muito tempo para o Atlético dedicar esforços para as categorias de base. Mesmo sem investimentos, o clube revelou ao longo de sua história diversos jogadores que brilharam no time profissional e deram alegrias à torcida. A inauguração do CT do Caju foi o primeiro passo para transformar o Furacão em uma potência nacional na revelação de atletas. Porém, foi somente a partir de 2001 que o clube colocou em prática um planejamento para as categorias de base, sob o comando do coordenador Vinícius Soares Eutrópio. Desde então, uma equipe de mais de vinte profissionais - entre assessores administrativos, técnicos e médicos - vem trabalhando intensamente para conquistar títulos e formar grandes atletas, tanto dentro de campo como fora dele.
 

CT do Caju: estrutura é fundamental para a formação de novos talentos

Atualmente, a supervisão do departamento de formação do Atlético está a cargo de Cleocir Santos, o Tico. O clube possui três times disputando competições oficiais: infantis (até 15 anos), juvenis (até 17 anos) e juniores (até 20 anos). Muitos deles moram no CT do Caju e foram contratados pelo clube através de olheiros espalhados por todo o país. Além disso, são realizados testes para seleção de atletas durante todo o ano.

 Seleção de atletas

Um dos pontos fundamentais para o sucesso do departamento de formação é a seleção dos jogadores. Basicamente, há duas maneiras para recrutar novos atletas: através de peneiras ou de indicação de olheiros espalhados pelo Brasil.

As peneiras são realizadas regularmente em cidades da grande Curitiba, como Colombo, Araucária e Fazenda Rio Grande e eventualmente em cidades do restante do Brasil, como Feira de Santana, Promissão, Belo Horizonte e Campinas. Os atletas pré-selecionados são encaminhados para testes no CT do Caju.

A comissão de avaliação do Atlético recebe semanalmente cerca de 20 a 30 jogadores com idades entre 12 e 18 anos. O sistema é rigorosamente o mesmo para todos: os garotos chegam na terça-feira e passam uma semana no clube. Lá, são instalados em alojamentos próprios. Passam por exame médico, são cadastrados e têm consultas psicológicas. No primeiro dia, os treinos são leves e visam apenas ao relaxamento.
 

Semanalmente são realizadas peneiras para selecionar novos atletas para todas as categorias

Os treinos de avaliação propriamente ocorrem na quarta, na quinta e na sexta, em dois períodos, um pela manhã e outro à tarde. Os treinos da tarde ocorrem às 16h30. Desta forma, podem ser assistidos por todos os membros das comissões técnicas de todas as categorias. Os jogadores são avaliados ainda sob critérios objetivos: o melhor rendimento físico e técnico de atletas do Atlético.

O clube se preocupa também com a maneira como a qual o jogador é liberado, caso não seja aprovado. Todas as dispensas são feitas pessoalmente pelo coordenador e, depois, os jogadores têm a possibilidade de conversar novamente com o psicólogo do clube.

Após, todos recebem um comprovante que realizaram testes no Atlético, jantam e são levados novamente à rodoviária através do transporte oferecido pelo clube. Já os aprovados passam a treinar com as respectivas categorias e, eventualmente, passam por fases de adaptação e treinos individuais para aperfeiçoar determinados fundamentos.

Para saber mais sobre os testes das categorias de base, ligue para a sede do Atlético: (41) 2105-5600.

 Orientação técnica

O ponto fundamental do projeto para o departamento amador foi a promoção da união de todas as categorias (infantil, juvenil e júnior). Atualmente, as três equipes jogam com o mesma esquema tático (3-5-2) e há total integração das comissões técnicas. O técnico do infantil é auxiliar do vuvenil, que por sua vez auxilia o dos juniores. Ou seja, todas as categorias estão interligadas.

O trabalho dos três técnicos é supervisionado por Marco Antonio Biasotto na área técnica e por Oscar Erichssen na área física. Há reuniões semanais entre todos os técnicos para discussão dos treinamentos de todas as categorias e de atuações individuais dos atletas. Na realidade, todos os técnicos e o coordenador formam uma grande comissão técnica geral do departamento de formação do Atlético. Eles assistem a todos os jogos de todas as categorias e têm a liberdade para dar conselhos aos companheiros. Os jogos são filmados e arquivados no clube.

 

Trabalho desenvolvido resulta em títulos e na revelação de jogadores

As fitas são assistidas pelos técnicos, que analisam o desempenho coletivo e individual do time. Com base nas observações extraídas da reunião da comissão é que são elaborados os treinos da semana seguinte. Assim, os treinamentos sempre são constituídos de duas partes: uma geral, destinada a todos os atletas e outra específica, para cada atleta, de acordo com suas necessidades.

Além disso, há as chamadas "palestras táticas", através das quais os treinadores transmitem orientação tática para seus atletas com o uso de recursos de multímida. O programa mais empregado é o "Tática 3D", um software que simula situações de jogo e de treino. As reuniões contam também a interação dos atletas, que debatem sobre o melhor sistema a ser utilizado.

 Formação integral

O Atlético não é apenas um clube de futebol para os garotos que moram no CT do Caju. É a casa deles. Por isso, o departamento de formação oferece atividades extra-futebol aos atletas, que incluem recreação, ação social, orientação educacional, tratamento médico e palestras sobre os mais diversos temas.

A recreação é realizada através de um convênio com uma Universidade. Alunos da instituição são responsáveis por elaborar programas de diversão aos garotos das categorias infantil, juvenil e juniores. Dentre as atividades estão gincanas, brincadeiras e jogos realizados no próprio CT, passeios a pontos turísticos de Curitiba e aulas de outras modalidades esportivas.

 

Jogadores desenvolvem atividades extra-campo, como jogos educativos e passeios

A cada dois meses, os jogadores participam de ações sociais promovidas pelo clube, como a entrega de doações para entidades carentes. Assim, há visitas a instituições que ajudam crianças abandonadas e doentes (foto acima) e é incentivado o relacionamento dos atletas com os beneficiados.

Além disso, todos os jogadores do departamento de formação do Atlético estudam e recebem do clube orientação educacional visando a um melhor aproveitamento na escola. No próprio CT do Caju é ministrado um curso supletivo e existe apoio para os que estudam fora. Além disso, há uma biblioteca e uma sala de estudos na sede principal do CT. Os jogadores recebem também tratamento médico especializado. Graças a um convênio com uma Universidade, todos os atletas recebem tratamento fisioterápico semanal e têm consultas com os médicos do clube.

Contato

CARLOS PITTA

13991324969

 

ACESSE NO FACEBOOK

 

 

QUANTO MAIOR A DIFICULDADE 

MAIOR O MERITO

EM SUPERÁ-LA 

NUNCA DESISTA DO SEU SONHO
 

DVD LUIS EDUARDO DE MATOS PITTA

CLIQUE NA IMAGEM 

 

 

Federação Sergipana

[diadora+logo.jpg]

 

 [1.jpg]

[penalty+logo.jpg]

[trefoil.jpg]

[reebok+logo.jpg]

[Reebok+logos.jpg]

[kappa+logo.jpg]

[ASICS+LOGO.jpg]

[placar+logo.jpg]

 

O MAIS COMPLETO SITE DE DIVULGAÇÃO DE PENEIRAS DO BRASIL

PENEIRAS

peneira organizada pela LB Futsal Draft

24/11/2014 15:39
Neste fim de semana, a FIB/SPFC recebe uma peneira organizada pela LB Futsal Draft. O evento conta com duas etapas: as seletivas e a final nacional. A atividade que vai acontecer na FIB nesse fim de semana faz parte da etapa seletiva regional. Essa seleção inicial consiste em duas rodadas....

Seletiva para atletas na Mercedes Benz

24/11/2014 15:37
Seletiva para atletas na Mercedes Benz A Mercedes Benz está selecionando atletas para a disputa da temporada 2015. A Empresa vai disputar os campeonatos da Federação Paulista de Futebol de Salão - MENORES A1/METROPOLITANO e ESTADUAL. As seletivas são para atletas nascidos de 2008 a...

Peneira Ecus Suzano

24/11/2014 15:35
ACD União Marabá ZONI Praça Jânio Quadros, 150 - Vila Maria. AVALIAÇÃO - FUTEBOL DE CAMPO - ECUS SUZANO CAMPEONATO PAULISTA 2a DIVISÃO CATEGORIA PROFISSIONAL Dias 26 e 28/novembro - Apresentação 8h Local: CLUBE THOMAZ MAZZONI Praça...

Seletivas na Portuguesa/Tiger/Drummond

24/11/2014 15:34
Seletivas na Portuguesa/Tiger/Drummond A equipe da Lusa/Tiger está selecionando meninas nascidas em 1998, 1999, 2000 e 2001 para seletivas de Futsal. O Tiger vai oferecer para as atletas aprovadas, bolsas de estudos, além de possíveis ajudas de custo. As garotas interessadas deverão...

Volta Redonda promove avaliações técnicas para montagem do elenco profissional de 2015

16/11/2014 22:48
Volta Redonda promove avaliações técnicas para montagem do elenco profissional de 2015          11/11/2014 13:58 O Volta Redonda Futebol Clube tem uma novidade para os atletas interessados em incorporar o elenco profissional na...

Tem peneira no futebol em dezembro

16/11/2014 22:04
14.11.2014 ▼ Outras Notícias Tem peneira no futebol em dezembro Apresentação acontecerá no Ibirapuera em diversas categorias Atenção atletas do futebol que estão aguardando a tão sonhada chance de mostrar seu talento. Nos dias 09 e 12 de dezembro, no Ibirapuera acontecerão as peneiras das...

Avaliações Técnicas Americano F.C

16/11/2014 22:01
  Avaliações Técnicas O Americano Futebol Clube é reconhecido pela tradição em formar atletas que tiveram destaque no futebol nacional e internacional. Hoje o Americano vive uma nova era, vamos voltar a formar novos talentos. Para isto criamos o departamento de Avaliações Técnicas das...

Goiás Futebol Clube procura talentos entre jovens de João Pessoa

31/10/2014 00:23
Goiás Futebol Clube procura talentos entre jovens de João Pessoa Comentários   Oportunidades   29.10.14 A+A- SHARE ON PRINTPRINTSHARE ON EMAILEMAIL   Projeto Brasil Verde Observadores técnicos do Goiás...

Novo clube irá substituir antigo Paraguaçuense e realiza Seletiva de Novos Talentos

30/10/2014 23:55
Novo clube irá substituir antigo Paraguaçuense e realiza Seletiva de Novos Talentos Atletas vão ser os nascidos em 1995, 1996 e 1997 poderão participar do peneirão que acontecerá em novembro.   O Paraguaçu Atlético Futebol Ltda, time substituto do antigo Paraguaçuense,...

Sábado tem avaliação técnica do Grêmio em Ibirama

30/10/2014 23:31
Sábado tem avaliação técnica do Grêmio em Ibirama Atividade será realizada no campo do Guarani, no bairro Dalbérgia 30/10/2014 A Agência Futebol organizará avaliação técnica do Grêmio FBPA (Grêmio de Porto Alegre) neste sábado (1º/11), a partir das 8h30 na cidade de Ibirama, no campo do...
Itens: 1 - 10 de 638
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

AGENTE FIFA

AGENTE FIFA

27/03/2011 01:44
    Nombre Empresa Dirección postal Otra información ABRAHAO Jonathas   Av. das Americas, 3434-block 5, sala 520 BARRA DA TIJUCA-RIO DE JANEIRO RJ...

Novo catálogo

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.