peneira goleiros promovida pela base do Cruzeiro na Toca I

11/09/2011 22:48

 

Cruzeiro: Veja como foi a seletiva de goleiros promovida pela base do Cruzeiro na Toca I

Veja como foi a seletiva de goleiros promovida pela base do Cruzeiro na Toca I

Da Toca II

Diogo Finelli

As categorias de base do Cruzeiro promoveram nesta segunda-feira a seletiva de goleiros. Os testes, para atletas nascidos entre 1994 e 1998 (para as categorias pré-infantil e infantil) aconteceram na Toca da Raposa I. A primeira etapa do processo contou com a presença de 23 garotos, que foram observados por uma equipe do Clube (que contou com o Coordenador Técnico das categorias de base do Cruzeiro e ex-goleiro Raul Plassmann, e com o jovem goleiro Charles, da equipe sub-17) e cinco garotos foram convocados para retornar para a segunda etapa (veja a lista no fim da reportagem).

“Essa é a primeira etapa de uma avaliação. A gente recebe goleiros nascidos de 1994 a 1998. Mas estamos com um goleiro de 1993 que se apresentou e nós também atendemos, por bom senso. Nssa primeira etapa são feitos treinamentos técnicos mais básicos, para a gente ver em que nível os goleiros se encontram. E, mostrando aptidão para exercer a função, nós agendamos um retorno para a segunda etapada da avaliação, no grupo, para compará-los com os nossos atletas efetivados”, explicou Paulo Xavier, Coordenador de Captação, que falou do grau de exigência dos testes, pelos quais já passaram atletas que têm se destacado, como os jovens goleiros Rafael, Douglas Pires, Gabriel, Charles, e até mesmo o camisa 1 da equipe profissional, Fábio.

“Eles (garotos que se apresentaram para a seletiva) têm essa noção e, num porimeiro contato, a gente deixa claro que não é uma avaliação fácil para, após o resultado, os que não forem aprovados, claro que vão ficar chateados, mas para não desistirem do sonho”.

Os 23 jovens futuros goleiros foram observados por uma equipe formada pelo ex-goleiro Raul Plassmann, que é o Coordenador Técnico da base do Cruzeiro, além dos preparadores de goleiros das divisões de base do Clube (Célio Rossi, do sub-20; Leonardo Lopes, do sub-17; Patrick Queiroz, do sub-15; além de Zé Maurício, do sub-14). O goleiro Rafael, da equipe sub-17, atuou no processo, orientando os garotos nos exercícios.

“Os quatro treinadores de goleiros da base participam do processo. Cada um recebeu um grupo de cinco goleiros. Desta vez tivemos uns grupos de seis atletas. É um trabalho técnico mais básico para ver em que nível os goleiros estão. Cada treinador pegou os goleiros de acordo com a categoria que eles mesmo treinam, e dão um feedback para os nossos observadores técnicos, se merecem o retorno ou não”, explicou Paulo Xavier, que falou da participação de Raul na seletiva de goleiros.

“Ele (Raul Plassmann) é o Coordenador Técnico. O treinamento foi elaborado por ele, e depois passado aos treinadores, que chegaram a um consenso e decidiram a melhor forma de avaliar. Ele é responsável pelas comissões técnicas”.

JUVENTUDE

A seletiva de goleiros realizada na Toca I contou com o jovem Charles, da equipe sub-17. No Clube desde 2005, o atleta já conquistou diversos títulos pelo Cruzeiro, entre eles o Brasileiro sub-17, Campeonato Mineiro e Copa Integração; além de ter sido campeão sul-americano sub-17 e quarto colocado no Mundial daquela categoria com a Seleção Brasileira, e vice-campeão sul-americano com a Seleção sub-15. Bastante desenvolto em sua entrevista, Charles falou so que representou para ele participar desse processo.

“Fico orgulhoso de saber que estou me destacando aqui, agora estou procurando me aperfeiçoar. A seletiva eu fiquei sabendo, fiquei feliz de participar, de estar com a garotada, que está buscando um sonho. Então, é legal dar um apoio, um incentivo, e dizer alguma coisa para eles que vá influenciar no futuro. Não só aqui, se não der certo, mas fora daqui também. Se for o que eles querem mesmo, ser goleiro, se for esse o objetivo, eu torço para que dê tudo certo para eles”, disse Charles, que contou sobre os testes.

“Eles (observadores) procuram testar mais os fundamentos e a velocidade, se os goleiros têm um bom porte. Vendo que os garotos têm isso, eles podem aperfeiçá-los, trabalhar mais com eles, dar um acompanhamento psicológico para os que ficarem aqui (na Toca I)”.

Sobre a participação de Raul Plassmann no processo, Charles deixou claro que, assim como foi importante para ele ter o contato com o ex-goleiro do Cruzeiro, os garotos que participaram da seletiva puderam ouvir boas dicas de Raul.
“Fiquei muito feliz ao saber que ele ia trabalhar com a gente aqui nas categorias de base, já tive oportunidades de conversar com ele. É uma experiência muito grande, pelo grande goleiro que foi e pela pessoa que é. Isso só conta para a gente, que está começando. Acho que para os garotos também foi muito importante ter esse contato com o Raul”.

EXPERIÊNCIA

O Coordenador Técnico das categorias de base do Cruzeiro, Raul Plassmann, fiocu satisfeito com o nível dos atletas que se apresentaram na Toca da Raposa I para a seletiva de goleiros. Raul falou da qualidade dos garotos e ressaltou que a primeira etapa do processo foi bastante positiva. Od cinco goleiros que foram aprovados para a fase seguinte terão um trabalho mais detalhado com os profissionais das divisões de base do Clube, para uma análise mais específica.

“Foi até uma surpresa. Foi um grupo de qualidade. Geralmente vem muita gente, às vezes até pelo prazer de treinar na Toca da Raposa, para contar para os amigos, mas sem condição alguma. Isso acontece quando o grupo é muito grande. Hoje veio um grupo menor, mas mais seleto. Futuros goleiros em condições de servir o Cruzeiro. Evidentemente que vai depender de uma sequência de trabalho, uma avaliação mais completa, mas, inicialmente, foi bastante satisfatório. Tiramos cinco garotos que podem ter condições de jogar. Eles voltarão dentro de alguns dias para que a gente possa fazer uma avaliação mais apurada, com toda uma estrutura de treinamento e alimentação, e temos um ganho com isso, pois fazemos a coisa mais regrada. Quando eles chegam aqui, chegam sem muita noção de treinamento. Ou treinam sozinho ou jogam peladas. E aqui você vai ter os preparadores físicos e os preparadores de goleiros, então, já passa a ser um t6rabalho mais específico e orientado, permitindo aos atletas dar uma resposta bem melhor daquela inicial”, comentou Raul.

O ex-goleiro cruzeirense fez questão de deixar claro, principalmente para aqueles que não seguiram no processo, que o resultado da seletiva não significa que o garoto não tenha condição de seguir a carreira de atleta, e que, aqueles que acreditam no seu próprio potencial, não devem desistir do sonho, seja em um outro clube ou até mesmo no Cruzeiro, numa avaliação futura. Isso tendo como referência o alto nível dos atletas que estão se destacando nas categorias de base do Cruzeiro.

“É uma grande responsabilidade do Cruzeiro. A gente faz referência a isso quando eles chegam, para não ficarem tristes se não ficarem, pois o nível é muito alto. Citamos como exemplo os nossos goleiros da base e da Seleção Brasileira, como o Gabriel, campeão do mundo. A gente fala que não é nenhum demérito ser reprovado aqui, pois eles podem servir para um outro clube, ou em um outro momento. Não há uma reprovação definitiva, é de momento, podendo, inclusive, voltar ao Cruzeiro daqui há seis meses e ter uma outra resposta, uma resposta positiva. Isso para que os meninos não percam a esperança e não pensem que uma reprovação aqui signifique um corte na carreira”, destacou Raul Plassmann.

Confira os cinco garotos que avançaram à segunda etapa da seletiva de goleiros:

Mateus Cosme (1994)
Caíque Alfredo (1994)
José Rafael (1995)
Matheus Moreira (1996)
Douglas Gabriel (1997)

Clique aqui para ver algumas fotos da seletiva de goleiros realizada na Toca da Raposa I

(Este

Contato

skype: carlospitta3

 

ACESSE NO FACEBOOK

 

 

QUANTO MAIOR A DIFICULDADE 

MAIOR O MERITO

EM SUPERÁ-LA 

NUNCA DESISTA DO SEU SONHO
 

DVD LUIS EDUARDO DE MATOS PITTA

CLIQUE NA IMAGEM 

 

 

Federação Sergipana

[diadora+logo.jpg]

 

 [1.jpg]

[penalty+logo.jpg]

[trefoil.jpg]

[reebok+logo.jpg]

[Reebok+logos.jpg]

[kappa+logo.jpg]

[ASICS+LOGO.jpg]

[placar+logo.jpg]

 

O MAIS COMPLETO SITE DE DIVULGAÇÃO DE PENEIRAS DO BRASIL

PENEIRAS

peneira organizada pela LB Futsal Draft

24/11/2014 15:39
Neste fim de semana, a FIB/SPFC recebe uma peneira organizada pela LB Futsal Draft. O evento conta com duas etapas: as seletivas e a final nacional. A atividade que vai acontecer na FIB nesse fim de semana faz parte da etapa seletiva regional. Essa seleção inicial consiste em duas rodadas....

Seletiva para atletas na Mercedes Benz

24/11/2014 15:37
Seletiva para atletas na Mercedes Benz A Mercedes Benz está selecionando atletas para a disputa da temporada 2015. A Empresa vai disputar os campeonatos da Federação Paulista de Futebol de Salão - MENORES A1/METROPOLITANO e ESTADUAL. As seletivas são para atletas nascidos de 2008 a...

Peneira Ecus Suzano

24/11/2014 15:35
ACD União Marabá ZONI Praça Jânio Quadros, 150 - Vila Maria. AVALIAÇÃO - FUTEBOL DE CAMPO - ECUS SUZANO CAMPEONATO PAULISTA 2a DIVISÃO CATEGORIA PROFISSIONAL Dias 26 e 28/novembro - Apresentação 8h Local: CLUBE THOMAZ MAZZONI Praça...

Seletivas na Portuguesa/Tiger/Drummond

24/11/2014 15:34
Seletivas na Portuguesa/Tiger/Drummond A equipe da Lusa/Tiger está selecionando meninas nascidas em 1998, 1999, 2000 e 2001 para seletivas de Futsal. O Tiger vai oferecer para as atletas aprovadas, bolsas de estudos, além de possíveis ajudas de custo. As garotas interessadas deverão...

Volta Redonda promove avaliações técnicas para montagem do elenco profissional de 2015

16/11/2014 22:48
Volta Redonda promove avaliações técnicas para montagem do elenco profissional de 2015          11/11/2014 13:58 O Volta Redonda Futebol Clube tem uma novidade para os atletas interessados em incorporar o elenco profissional na...

Tem peneira no futebol em dezembro

16/11/2014 22:04
14.11.2014 ▼ Outras Notícias Tem peneira no futebol em dezembro Apresentação acontecerá no Ibirapuera em diversas categorias Atenção atletas do futebol que estão aguardando a tão sonhada chance de mostrar seu talento. Nos dias 09 e 12 de dezembro, no Ibirapuera acontecerão as peneiras das...

Avaliações Técnicas Americano F.C

16/11/2014 22:01
  Avaliações Técnicas O Americano Futebol Clube é reconhecido pela tradição em formar atletas que tiveram destaque no futebol nacional e internacional. Hoje o Americano vive uma nova era, vamos voltar a formar novos talentos. Para isto criamos o departamento de Avaliações Técnicas das...

Goiás Futebol Clube procura talentos entre jovens de João Pessoa

31/10/2014 00:23
Goiás Futebol Clube procura talentos entre jovens de João Pessoa Comentários   Oportunidades   29.10.14 A+A- SHARE ON PRINTPRINTSHARE ON EMAILEMAIL   Projeto Brasil Verde Observadores técnicos do Goiás...

Novo clube irá substituir antigo Paraguaçuense e realiza Seletiva de Novos Talentos

30/10/2014 23:55
Novo clube irá substituir antigo Paraguaçuense e realiza Seletiva de Novos Talentos Atletas vão ser os nascidos em 1995, 1996 e 1997 poderão participar do peneirão que acontecerá em novembro.   O Paraguaçu Atlético Futebol Ltda, time substituto do antigo Paraguaçuense,...

Sábado tem avaliação técnica do Grêmio em Ibirama

30/10/2014 23:31
Sábado tem avaliação técnica do Grêmio em Ibirama Atividade será realizada no campo do Guarani, no bairro Dalbérgia 30/10/2014 A Agência Futebol organizará avaliação técnica do Grêmio FBPA (Grêmio de Porto Alegre) neste sábado (1º/11), a partir das 8h30 na cidade de Ibirama, no campo do...
Itens: 1 - 10 de 638
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

AGENTE FIFA

AGENTE FIFA

27/03/2011 01:44
    Nombre Empresa Dirección postal Otra información ABRAHAO Jonathas   Av. das Americas, 3434-block 5, sala 520 BARRA DA TIJUCA-RIO DE JANEIRO RJ...

Novo catálogo

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.